Carrinho de Compras (0)

subtotal

em até 6x sem juros de

rolar página

A Tradição está naessência

história da
família

Os primeiros imigrantes da família Mioranza partiram de Sospirolo, Província de Belluno, ao norte do País rumo ao Brasil. Junto com tantos outros italianos, traziam na bagagem a esperança de prosperar no novo continente e proporcionar uma vida melhor para suas famílias.

As primeiras mudas de videiras, trazidas da cidade natal, foram plantadas por Pietro Mioranza nas terras que recebeu para cultivar na colônia, flores da cunha. Em poucos anos, a família começou a produzir uva e, a partir dos frutos, vinhos para consumo próprio.

nova vida no novo mundo

Responsável por cuidar da produção agrícola familiar, modo de subsistência da época, Pietro ainda trabalhava como carpinteiro para ajudar a construir moradias para as muitas famílias de imigrantes que continuavam a chegar. Aos poucos as construções em madeira foram dando espaço para casas mais resistentes, erguidas com pedra basalto, matéria prima em abundância na região.

Foi assim, em 1898, que Pietro construiu um novo lar para sua família. Uma casa de três pavimentos cuja parede sul, subterrânea, foi lapidada nesta rocha vulcânica que retém o calor no inverno e resfria no verão, condição ideal para abrigar a pequena produção de vinhos.

Na primeira década do século XX, Giovanni e Alvise, filhos de Pietro, motivados pela paixão do pai, ampliaram a produção da cantina dando início a um legado de empreendedorismo que até hoje é cultivado por seus descendentes. Durante o processo de colonização as cepas europeias tiveram dificuldades para serem adaptadas e acabou por prevalecer a cultura de videiras enxertadas com variedades americanas. Desta forma, a família se especializou na produção de vinhos de mesa.

No início, o vinho elaborado era vendido a granel e envasado em garrafões de 4,6 litros para clientes da região Sudeste. Em poucos anos, a Vinícola Mioranza precisou expandir e qualificar os negócios, investindo em uma nova linha de envase e na aquisição de caminhões, a fim de alcançar novos mercados.

Hoje, são mais de 50 anos de tradição passada de geração para geração, aliada às mais modernas técnicas para produção de vinhos no Brasil. Uma essência que encontra eco na própria história da viticultura brasileira.

Sobre a Vinícola

O livro da

Familia O livro da história da Família Mioranza, editado em 2012, foi a concretização de um sonho de Antonio Alvise Mioranza, fundador da Vínicola Mioranza. Ao longo dos anos, Antônio se empenhou em guardar e catalogar um vasto acervo da família e com ajuda de irmãos e parentes italianos, construiu uma narrativa de fatos e histórias a partir de documentos que datam de 1300, lavrados em latim, até o contingente de ocupação territorial que envolveu a origem da família a partir da chegada ao Brasil.