Carrinho de Compras (0)

subtotal

em até 6x sem juros de

Você sabe qual a diferença entre vinho de mesa e vinho fino?

Para entender a diferença entre essas duas categorias de vinhos no Brasil é preciso saber um pouco sobre a planta produtora da uva. A videira pertence ao gênero Vitis, que possui mais de quarenta espécies, dentre elas a Vitis vinífera. Essa espécie também é denominada como uva fina ou europeia. É por isso, que vinhos elaborados com essas uvas são chamados de “vinhos finos”. A Vitis vinífera tem mais de cinco mil variedades, como as famosas Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Chardonnay, etc.

Na foto, varietal Cabernet Sauvignon em cultivado próprio da Vinícola Mioranza

Por outro lado, existem ainda outras espécies de videiras, como a Vitis labrusca, Vitis rupestris, Vitis riparia e Vitis bourquina. Estas são chamadas de uvas de mesa (também conhecidas como uvas americanas). Elas são mais adequadas para o consumo direto e para produção de sucos e uvas passas, mas também são capazes de produzir vinho. São os então chamados “vinhos de mesa”.

E como diferenciar esses dois tipos de uva? A espécie Vitis vinifera é menor e tem casca mais grossa e densa do que as uvas americanas.

Gabriel Mioranza, sócio da Vinícola Mioranza colhe cachos da uva americana Isabel

E na taça quais são as características que devemos notar? O vinho de mesa tem uma coloração mais intensa e opaca, tem aromas rústicos (muitas vezes apenas se sente os aromas de uva mesmo) e paladar muito intenso. E os vinhos finos tem cor mais brilhante e possuem estrutura e aromas bem mais complexos.

Agora que já explicamos a diferença entre as duas categorias de vinhos, que tal abrirmos uma garrafa de vinho para brindarmos? Tim-Tim!

Nossa

história Graças ao empreendedorismo de seus fundadores, a Vinícola Mioranza supera o seu cinquentenário de atuação no mercado brasileiro e continua a transmitir a paixão pelo fazer vinho. Mantendo seu projeto de expansão, a Vinícola Mioranza compromete-se em atrair e agradar a diferentes tipos de consumidores, por isso está em constante inovação e procura lançar no mercado novos produtos a cada ano.

Atualmente, a Vinícola Mioranza distribui sua produção de vinhos para todo o território brasileiro e exporta para países da América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. Seus tradicionais vinhos de mesa, figuram no ranking dos mais vendidos no Brasil. Um tipo de vinho que se destaca por atender ao padrão cultural do brasileiro que prefere vinhos jovens, límpidos e brilhantes, com aromas rústicos e paladar intenso.
Vinicola Mioranza - Desde 1964