Carrinho de Compras (0)

subtotal

em até 6x sem juros de

Hoje falaremos sobre 7 curiosidades sobre vinhos que achamos interessantes. Algumas delas são surpreendentes!

Dê uma olhada:

1 - Vinhos brancos também podem ser feitos com uvas tintas

A tonalidade das bebidas vem de pigmentos que são extraídos da casca das uvas. Quando um vinho branco é feito de uvas tintas, basta remover as cascas da fermentação. O mesmo ocorre para atingir a coloração rosé: mantem-se a casca na fermentação apenas tempo suficiente para que a quantidade necessária de pigmento seja liberada.

2 - A árvore que produz a rolha está em extinção?

Ouve-se com frequência que o sobreiro, árvore da família do carvalho e que dá origem a cortiça, estaria em extinção. Porém hoje existem plantações controladas próprias para a produção de rolhas, especialmente na região de Portugal e sul da Europa. A existência destas áreas de cultivo da árvore contribuem para a manutenção da floresta e regeneração da espécie. Vale lembrar que a extração da cortiça vem da casca da planta é não é necessário abatê-la para obter a cortiça. Fonte.

3 - Saúde!

Na Grécia antiga, o anfitrião era quem bebia o primeiro gole de vinho para garantir aos visitantes de que a bebida não estava envenenada. Também foi daí que surgiu a expressão "Saúde!".

4 - Fechamento Screwcap

Existem as formas alternativas de fechamento de vinhos como o tipo Screwcap (tampa de rosca), muito utilizado em vinhos que serão consumidos dentro de poucos anos após seu engarrafamento. Um vinho com este tipo de fechamento pode ser guardado por até 8 anos sem qualquer problema.

5 - Quanta uva!

No momento da criação deste post, estima-se que o Brasil possua 89 mil hectares dedicados à viticultura para elaboração de vinhos. E na Serra Gaúcha, há aproximadamente 30 mil hectares de plantação de uvas.

6 - Planta certa e momento certo

Uma videira recém plantada costuma levar de 4 a 5 anos até que os primeiros frutos possam ser colhidos para a produção de vinho.

7 - A rainha do Egito

A civilização egípcia foi essencial para a história do vinho. Diz-se inclusive que Cleópatra, conhecida por sua habilidade estratégica, utilizava a bebida em rituais de beleza através de banhos e, claro, do consumo.

Estas foram algumas curiosidades sobre vinhos que trouxemos hoje. Existem muitas outras! A história da nossa bebida favorita é fascinante e, em breve, traremos mais detalhes sobre ela.

Boa semana, bom vinho!

 

Nossa

história Graças ao empreendedorismo de seus fundadores, a Vinícola Mioranza supera o seu cinquentenário de atuação no mercado brasileiro e continua a transmitir a paixão pelo fazer vinho. Mantendo seu projeto de expansão, a Vinícola Mioranza compromete-se em atrair e agradar a diferentes tipos de consumidores, por isso está em constante inovação e procura lançar no mercado novos produtos a cada ano.

Atualmente, a Vinícola Mioranza distribui sua produção de vinhos para todo o território brasileiro e exporta para países da América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. Seus tradicionais vinhos de mesa, figuram no ranking dos mais vendidos no Brasil. Um tipo de vinho que se destaca por atender ao padrão cultural do brasileiro que prefere vinhos jovens, límpidos e brilhantes, com aromas rústicos e paladar intenso.
Vinicola Mioranza - Desde 1964